sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sobre o Cinema, Oscar, e a Aposta



DIA 56, FOTOS 54, 55, e 56
Uma Aposta, o Cinema, e as pessoas.


 De repente, as luzes vão se apagando bem lentamente, e a grande tela se enche de luz. Durante o filme nada mais importa, e ao mesmo tempo, pessoas que não se conhecem, respiram, sentem, emocionam-se, todas juntas, como se fossem apenas um. Essa é a magia da sétima arte, e na tela, onde rostos enormes se emprestam a contar as mil histórias humanas, está representado o trabalho de engrenagens perfeitas a que se dedica uma grande equipe. Durante esses últimos meses tive a grande satisfação de acompanhar, e registrar, o trabalho de uma dessas equipes, e fiquei impressionado desde o início. Nós só vemos os atores, mas tudo oque acontece lá na frente da câmera depende de cada uma das muitas pessoas que estão atrás delas, e, que se fazem visíveis apenas através do seu trabalho que ajuda a construir o resultado final.  E isso é incrível de poder acompanhar.
 

   O ajuste das luzes ocupa boa parte do tempo, sem elas, e sem o ajuste, nada pode ser tão incrível. Para que o cenário tenha a mesma vida que o lugar retratado, os atores possam parecer pessoas reais na sua imaginação, suas expressões possam ser reconhecidas, e, para que tudo ocorra de maneira a transportar quem assiste ao filme, a outro mundo, outra realidade, a iluminação é meio, e o fim. Cuidar das fontes de luz, onde rebatem, como se parecem na tela, se causam sombras, e até se os reflexos parecem naturais, tudo isso não é detalhe: é cinema.


  
   Essas pessoas que se dedicam durante horas no set de filmagem, como são especiais. Um bom profissional consegue identificar, sabe onde deve estar, compreende oque pode acontecer, observa o inesperado, e, principalmente, se locomove na invisibilidade das sombras para consertar, segurar, sustentar, ou apenas apoiar algo, ou alguém, porque fará diferença. Ele sabe disso. Os assistentes de produção, maquiagem, continuidade, figuristas, e tantos outros que ficam de um lado para o outro, ás vezes você nem compreende o porquê, são a base da qualidade que se vê, se sente, se degusta.




   Bem, as gravações de "A Aposta" encerraram-se no sábado, e eu poderia continuar falando da grande experiência que tive ao lado de uma fantástica equipe. De fato, eu queria agradecer, e fazer minha homenagem, porque agora eu compreendo um pouco do sentimento, e da paixão, que os move. Mas, de nada adiantaria muito falar, mesmo que eu pudesse descrever, então, vou deixar que os atores, e mais algumas imagens, descrevam a surpreendente jornada da qual participei. Espero que gostem!







Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...