terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Proporção Áurea para Fotógrafos





Aqueles que estudam um pouco sobre arte e fotografia, e mesmo aqueles que se aventuram em buscas pela Internet, já devem ter se deparado com o termo “Proporção Áurea”.  Pois bem, ela é recorrente em obras de pintores renascentistas, e ganhou grande notoriedade no livro, e filme, Código Da Vinci. Certamente Leonardo (Da Vinci), foi um dos grandes entusiastas da equação, o que deu às suas obras grande diferenciação artística. Outra revelação do filme à grande massa foi a “Sequência de Fibonacci”, onde a soma dos números anteriores geram o próximo, representando o crescimento orgânico (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34...), ou seja, a expressão máxima da harmonia.
Bem, passado o parágrafo de introdução, vamos ao que realmente interessa a nós fotógrafos sem nenhuma vocação para a matemática ou biologia. O número áureo, arredondado em 1,618, e a sequência de Fibonacci, originam uma figura chamada de retângulo áureo (isso mesmo, tudo áureo), encontrado como forte influência em vários ícones da humanidade. Só para citar alguns, o Parthenon possui em seu frontão um triângulo baseado nessa fórmula, e a pirâmide egípcia de Quéops, também. Pesquisadores e cientistas ao longo de séculos já encontraram a proporção no corpo humano, em plantas, insetos, e na cultura de diversos povos influenciando até mesmo a música, estando presente nas 5ª e 9ª sinfonias de Beethoven. 

Então, meu amigo, ao longo dos tempos, a proporção áurea foi considerada por grandes gênios das artes como o caminho mais próximo para a perfeição divina, e ainda hoje é utilizada por designers para definir layouts, por exemplo, de Ipods, Imacs, e até mesmo de páginas na Internet, como o próprio Twitter.  

 
Mas não confunda a Proporção Áurea com a Regra dos Terços, são coisas diferentes. Na prática a regra dos terços acaba sendo mais fácil de aplicar, pois as interseções da grade são idênticas tanto na horizontal, quanto na vertical, dividindo igualmente a imagem. Já a grade para se chegar mais próximo da Proporção Áurea seria algo parecido com aquela dos terços, porém, um pouco mais achatada, sendo bem simplista, claro. Ambas, podem levar seu trabalho a um resultado muito melhor em termos técnicos, e suavizar bastante sua composição, basta pensar no assunto principal encaixado nas linhas de alguma maneira, dando movimento, balanceando a imagem, ou dirigindo o olhar do leitor. Parece fácil, não é? 


  
Mas, lembre-se que na fotografia as regras estão aí para serem utilizadas com refino técnico e artístico, ou simplesmente, ignoradas sem cerimônia. O perfil estilístico de sua obra autoral é você quem define, redefine, altera, ignora, e assim por diante, afinal, é difícil ditar regras em uma arte tão livre. Porém, não custa nada saber mais e ter em seu repertório esse tipo de conhecimento, pois na imagem isso refletirá de alguma forma, e é disso que se trata afinal. :)

 




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